sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Pensando Espiritismo como Ciência

Nós, os estudiosos da Doutrina Espíritos sabemos que para ser completo, o Espiritismo precisa estar fundamentado em seus três aspectos fundamentais , Ciência, Filosofia e Religião.
Infelizmente a maioria das casas espiritas reduziu o Espiritismo ao seu aspecto religioso e tão somente só, religioso. Como mudar esta visão simplista de uma Doutrina que tanto tem a nos oferecer do sentido do conhecimento do Universo e de todas as coisas? Como mudar o visão religiosa fundamentada nos conceitos e dogmas católicos que permeiam toda a filosofia doutrinaria espirita? Tenho pensado muito nisso, até mesmo porque quando tentei montar grupos de estudos da ciência espirita fui descartada como se estivesse falando a maior sandice que alguém pudesse propor neste meio onde todos acreditam que Ciência e religião são duas coisas absolutamente distintas.
Concordo que o aspecto religiosa da Doutrina é de suma importância, pois é uma das três pernas de um tripe que sustenta o Espiritismo, mas precisamos levar ciência e filosofia em paralelo com a religião. Já vi casas espiritas que tentaram suprimir a religião dando palestras cientificas em dias de passe e tratamento espiritual,isto também, ao meu ver, não funciona. Nem tanto ao mar nem tanto a terra, suprimir o religioso é fazer o caminho inverso,suprimir a religião em nome de um Espiritismo Cientifico é fazer o mesmo que aqueles que suprimiram o cientifico e se detiveram no religioso, deve haver o equilíbrio. 
É óbvio que o leigo que vem a casa espirita em busca de passe ou de tratamento seja ele qual for,vem em busca de conforto, de religiosidade,quer oração, quer ouvir falar de Jesus, de seu evangelho, não quer ouvir uma palestra cientifica, devemos dar a este irmão aquilo que ele veio buscar,ou corremos o risco dele nunca mais voltar. A religiosidade é importante para aquele que adentra as casas espiritas pela primeira vez, mas a sabedoria do dirigente espirita é que deve entrar nesta hora.
 Você já ouviu falar no Evangelho filosófico cientifico? Pois é, eu o aplico em minhas palestras. Através do próprio evangelho, vou colocando conceitos filosóficos e científicos temperados com toda a religiosidade dos evangelhos, fazendo mudança de mentalidade, tirando das pessoas os ranços católicos, como os conceitos de culpa,pecado, céu, inferno, etc, etc, etc. Vou abrindo a mente das pessoas para a mudança de visão de Deus, da criação, da vida, do Universo, da reencarnação, enfim, me utilizo do religioso para despertar  interesse pela filosofia espirita de mudança de mentalidade e a curiosidade pelo cientifico que tudo explica e comprova. Simples assim. Depois disso posto, eu convido as pessoas ao meu grupo de estudos e complemento o desenvolvimento cientifico em meus queridos irmãos frequentadores de casas espiritas. 
Infelizmente este método  me custou muitos desentendimentos com dirigentes de casas espiritas com mentes fechadas e com preguiça mental, porque o conhecimento gera responsabilidade e as pessoas não querem sair da zona de conforto em que se fecharam repetindo sempre as mesmas coisas,copiando falas sem darem-se o trabalho de buscar novos conhecimentos que os próprios espíritos veem trazendo ao longo do tempo. Dá trabalho estudar, ler, buscar novos conceitos, fazer cruzamentos de informações com a obra de Kardec e outros conhecimentos trazidos a luz por espíritos da atualidade, ficar preso a  conceitos antigos tantas vezes repetidos não gera constrangimentos nem responsabilidades,se quisermos aplicar o Espiritismo em toda sua plenitude precisamos abrir nossas mentes e não aceitar mais que nos digam o que pensar,mas precisamos aprender a pensar. 
Não precisamos inventar nada, só olhar em volta e utilizar o conhecimento da ciência que está prontinho, explicando as coisa espiritas mais do que podemos ou queremos enxergar.
Precisamos abrir a mente para o novo, evoluir com a evolução do mundo, afinal este é o mundo dos espíritos, embora encarnados, porem espíritos, é de nós que estamos falando, mas este é assunto para uma outra postagem.
Pense nisso!!!!
Dor@

Nenhum comentário:

Postar um comentário